Sobre nós

História

A Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, associação sem fins lucrativos, foi fundada em 1983, no seguimento de uma vontade colectiva de salvaguarda dos monumentos militares portugueses.

Desde 1984, que a associação celebra o Dia Nacional dos Castelos. No ano de 2003, esta data foi oficialmente fixada no dia 7 de outubro, comemorando-se em vários pontos do país.

Em 2003, os Amigos dos Castelos foram considerados Organização Não Governamental de Interesse Ambiental por decisão do Instituto do Ambiente, o que aumentou a sua capacidade de intervenção na defesa e salvaguarda do património natural e construído. Em julho de 2008, foi-lhe concedido o estatuto de Utilidade Pública.

No ano de 2017, a associação foi copromotora do Fórum do Património, instituição que agrega diversas associações da sociedade civil e que tem como objetivo a definição de uma estratégia concertada de intervenção cívica na defesa do património cultural construído para uma maior eficácia da ação no terreno.

Os Amigos dos Castelos contam com cerca de 2.000 associados em todo o país que participam regularmente nas atividades que a associação promove, desde visitas de estudo nacionais e internacionais, conferências, seminários, projetos didáticos e exposições, entre outras.

A sede social da Associação está situada no forte de São Bruno, em Caxias (Oeiras); o secretariado localiza-se em Lisboa, na rua Barros Queirós, junto ao Rossio.