Joaquim Pedro Quintela, abastado comerciante da Praça de Lisboa, confiou a Cyrillo Volkmar
Machado a decoração do tecto e das paredes do antigo Salão de Baile do Palácio do Barão
de Quintela e Conde de Farrobo, um dos seus espaços mais representativos. Deste modo,
Cyrillllo Volkmar Machado criou aquela que constituiria a sua obra de lançamento no meio
artístico de finais de setecentos, tendo concebido uma pintura de laivos camonianos, baseada
em “Os Lusíadas”. A importância desta pintura reside no facto de ser considerada a primeira
representação pictórica a partir dos diversos cantos da obra poética camoniana. Este ciclo
pinturesco inclui-se no âmbito do Neo-classicismo lisboeta, de feição rafaelesca, constituindo-
se assim como dos mais importantes para o estudo deste artista, Visita orientada pela Profª
Sofia Braga. Início às 15h00 na Rua do Alecrim, junto à estátua de Eça de Queirós. Metro Baixa/Chiado.