Abriu há uns meses no Palácio da Ajuda, o Museu do Tesouro Real contendo as mais preciosas jóias que pertenceram aos reis e rainhas de Portugal e chegaram aos nossos dias. Contudo, muitos outros objectos preciosos da família real desapareceram ao longo dos séculos, desfeitos para com as suas pedras soltas se fabricarem outras peças mais de acordo com o gosto da época, ou ainda oferecidos a outros monarcas, roubados por invasores, perdidos pela incúria de quem devia guardá-los com todo o cuidado.
Neste curso, iremos reconstituir alguns desses tesouros desaparecidos a partir das descrições dos respectivos objectos que nos fornecem os testamentos, inventários, cartas de quitação e outros documentos medievais, confrontando-os com objectos do mesmo tipo que ainda existem em museus ou estão retractados em pinturas e tapeçarias da época.
Será uma boa ocasião para ficar a conhecer um pouco mais da vida material e afectiva de quem os acumulou e usou: reis, rainhas e infantes de Portugal e dos reinos onde escolheram os seus cônjuges.
3 outubro – Os tesouros dos primeiros reis, rainhas e infantes de Portugal
Ana Maria S. A. Rodrigues
10 outubro – De mãe para filha: joias e relíquias trocadas pelas rainhas de Portugal, Castela e Aragão.
Ana Maria S. A. Rodrigues
17 outubro –Funções, características e simbologia no tesouro de D. Dinis
Rita Melro
24 outubro – Do enxoval às contas post-mortem: os bens da Infanta D. Beatriz
Maria Dávila
31 outubro – John of Gaunt, duque de Lencastre e a sua generosidade para com as filhas Filipa e Catarina
Manuela Santos Silva
7 novembro – Objetos preciosos e adornos das três esposas de D. Manuel I
Ana Maria S. A. Rodrigues